Fique por dentro

02/02/2023 11:50 | NOTÍCIAS

Virose da Mosca: conheça a doença e as formas de prevenção

O período chuvoso no Piauí propicia o aumento de casos de algumas doenças como a “Virose da Mosca”, atigindo, principalmente, crianças. É importante estar atento aos sintomas, conhecer as formas de transmissão e saber quando buscar tratamento, além disso, é fundamental conhecer as formas de prevenção. Confira o detalhamento dessas informações abaixo.

O QUE É VIROSE DA MOSCA

A “virose da mosca” é o nome popular dado à “Doença Diarreica Aguda” que se refere a um grupo de doenças provocadas por vários microrganismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Eles atingem o trato gastrointestinal e os sintomas podem durar de 2-14 dias.

TRANSMISSÃO

A identificação como “Virose da Mosca” é porque o inseto transporta esses germes ao pousar em alimentos, utensílios (copos, talheres, pratos, etc) e superfícies.

Os casos da doença aumentam no período chuvoso porque ele favorece a reprodução do inseto que vive por 28 dias.

SINTOMAS MAIS COMUNS 

Febre

Diarreia

Vômitos (enjoo)

Cólicas abdominais

Dor no corpo

Falta de apetite

TRATAMENTO

Em geral, os sintomas melhoram espontaneamente em alguns dias, mas é importante manter a criança hidratada, ingerindo líquidos (água, água de coco, suco, soro) e se alimentando de comidas leves.

ATENDIMENTO NO PRONTO-SOCORRO

Se os sintomas persistirem ou se a criança tiver uma febre alta (39 graus) associado à diarreia com sangue, muco ou pus, emagrecimento significativo, dor abdominal intensa, seis ou mais evacuações diárias ou duração maior que 72 horas, leve para o pronto-socorro imediatamente.

PREVENÇÃO

Lave sempre as mãos com sabão e água limpa, principalmente, antes de preparar ou ingerir alimentos ou após ir ao banheiro;

Limpe as superfícies e os utensílios usados na preparação de alimentos;

Mantenha cobertos alimentos e utensílios da cozinha;

Evite o consumo de alimentos crus ou malcozidos;

Mantenha a tampa do lixo sempre fechada.

  • Conteúdo aprovado pelo diretor técnico do Prontomed Infantil, dr. Carlos Flávio Lopes Bonfim (CRM/PI 2938).
O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde