Fique por dentro

16/12/2021 10:21 | NOTÍCIAS

Salão de Humor divulga os trabalhos premiados de sua 13ª edição

Os grandes vencedores do 13º Salão de Humor Medplan e Humana Saúde foram anunciados, na última sexta-feira (10), por meio de live transmitida pelo youtube. Este ano, o concurso piauiense trouxe o tema Superação, que inspirou artistas de vários países a mostrarem as vitórias da vida após as adversidades. Ao todo, foram mais de mil trabalhos inscritos de 51 países, entre eles Alemanha, Austrália, China, Egito, Estados Unidos, México, Portugal, Rússia, Turquia e Brasil.

 A live, apresentada por Simone Castro, contou com a presença do curador do evento, Jota A, e do artista Dino Alves, que fez caricaturas, ao vivo, de internautas que enviaram fotos durante a premiação. O evento trouxe também a participação da Diretora Regional Nordeste da Atena Saúde, Eva Maria Rodrigues, que destacou a união mundial em prol do humor. “O Salão de Humor chega a sua 13ª edição com grande felicidade para nós. Primeiro, por mostrar a força do evento como agregador de talentos e segundo para mostrar que para a arte não existe barreira, a linguagem é universal”, pontuou a diretora.
 
Jota A, o curador do concurso, falou da motivação em participar desse projeto por tantos anos. “A paixão pelo Salão de Humor é o que nos move para melhorarmos cada vez com os prêmios e catálogos; para que possamos atingir cada vez mais um maior número de pessoas e que mais obras sejam criadas para que possamos repassar essa arte para o mundo”, ressalta o cartunista piauiense.
 
Foram R$ 15 mil em premiação divididos entre as categorias charge e/ou cartum, caricatura, história em quadrinhos/tirinhas e ainda entre os vencedores do Salãozinho, que teve a participação do público infantil entre 06 e 12 anos. No total, 202 trabalhos concorreram às premiações. Essas obras farão parte do catálogo que estará disponível para download no site:https://salaodehumor.com/
 
A Turquia ganhou destaque nessa edição do Salãozinho e levou menção honrosa e o segundo lugar para os artistas mirins Ahmet Ermis e Didar Askin, respectivamente. Mas a grande vencedora do Salãozinho foi a brasileira, Karina de Sousa Pereira, com a obra “Pets para superar a pandemia”. “Estou muito feliz em participar do 13º Salão de Humor Medplan e Humana Saúde, que me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Espero que todos gostem”, falou a artista.
 
Os artistas brasileiros também se destacaram na edição de 2021 e levaram os primeiros lugares nas categorias HQ/Tirinhas, Caricatura, Charge/Cartum e no Prêmio Internet, onde o público escolheu a melhor obra por meio de votação online. Mas o grande vencedor da categoria principal do concurso, Charge/Cartum, que levou para casa o prêmio de R$ 5.000,00 foi o chargista Luiz Carlos Fernandes, de São Paulo. O autor do melhor trabalho enfatizou a honra de participar do Salão. “Eu tenho 40 anos de profissão e estou muito honrado e muito feliz por ter sido selecionado. Esse salão é um uma referência mundial. Quero agradecer ao júri e parabenizar a todos”, reforçou Luiz Carlos.
 
O cartunista Jota A encerrou o evento parabenizando todos os artistas que participaram do 13º Salão de Humor. “Parabéns a todas as pessoas que se inscreveram, que deram uma atenção, que pararam e mandaram trabalhos para o Salão. Eu acho que o prêmio é de todos pela participação, pelo incentivo e por fazerem acontecer. Que a gente possa ampliar cada vez mais nas próximas edições”, finalizou o artista piauiense. 

Fomento à cultura

O Salão de Humor é um projeto do Medplan e Humana Saúde, operadoras que integram o Grupo Med Imagem. O objetivo da iniciativa é fomentar a cultura por meio do humor e da arte. O Salão tem 13 anos e conta com reconhecimento internacional, sendo considerado evento tradicional entre os artistas gráficos do mundo todo.  

Acesse a lista de premiados do 13º Salão de Humor AQUI 

Assista a live de premiação do Salão AQUI

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde