Fique por dentro

19/05/2021 15:24 | NOTÍCIAS

Saiba mais sobre a hipertensão e tire suas dúvidas sobre a doença

A maior parte das pessoas desconhece que tem hipertensão, mas já ouviu falar em “pressão alta”. Como se trata de uma doença geralmente silenciosa, os sintomas só vão aparecer quando o problema já estiver muito avançado.  

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental, porque além de controlar a pressão arterial e mantê-la em níveis considerados normais, em geral, abaixo de 14 por 9 (140/90 mm Hg em), o seu tratemento salva vidas, principalmente, ao evitar doenças e eventos graves relacionados à hipertensão como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Como forma de tirar algumas dúvidas sobre a hipertensão arterial, o cardiologista Ítalo Holanda CRM/PI 4309), que atende pela Med Imagem, destacou alguns pontos importantes sobre a doença. Confira a seguir:

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos do corpo, podendo comprometer o funcionamento de vários órgãos, entre eles, cérebro, coração, olhos e rins.

Quando uma pessoa é considerada hipertensa?

Uma pessoa adulta ou idosa é hipertensa quando sua pressão arterial se mantém igual ou superior a 140/90 mmHg (14 por 9) em pelo menos duas medições ou se mantém nesses níveis de forma frequente. 

A hipertensão é uma doença apenas hereditária?

Na maioria dos casos sim, mas alguns fatores são decisivos para o seu surgimento como alimentação inadequada (muito sal, consumo de fast food, embutidos), obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo. 

Somente idosos podem ser hipertensos?

A prevalência da doença é na faixa etária dos 60 anos, mas crianças, adolescentes e adultos, com fatores de risco, podem desenvolver hipertensão. Atualmente o maior motivo do surgimento da doença é a má alimentação e a falta de atividade física regular. 

A hipertensão tem sintomas?

Geralmente é uma doença assintomática, mas quando se torna crônica, pode apresentar dor de cabeça, tontura, fraqueza, visão embaçada, entre outros.

Como se pode prevenir a hipertensão?

Adotando hábitos de vida saudáveis como: ter uma alimentação balanceada, evitando o sal, embutidos e fast-food; não fumar; evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física regular. Para quem já for hipertenso, além desses cuidados é preciso seguir o tratamento, tomando as medicações indicadas.

Por Catarina Santiago
Imagem ilustrativa: Bigstock

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde