Fique por dentro

05/10/2021 12:43 | NOTÍCIAS

Outubro Rosa reforça importância da prevenção do câncer de mama

Prevenir o câncer de mama é uma das formas efetivas de contribuir para a longevidade das mulheres já que é o tipo de câncer com maior incidência no sexo feminino no Brasil e no mundo, após o câncer de pele não melanoma, representando cerca de 25% dos novos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem taxas de cura de até 95%. Por isso, a importância da campanha "Outubro Rosa: diga sim à prevenção", promovida pelos hospitais e operadores de saúde da Med Imagem.

Um dos pontos de destaque da campanha é chamar atenção das mulheres e da sociedade em geral para a adoção de um comportamento preventivo em relação ao câncer de mama que inclui a adoção de hábitos de vida saudáveis como manter o peso corporal adequado, evitando a obesidade ou o sobrepeso, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Outro fator protetor é a amamentação, que é recomendada pelo maior tempo possível. 

O diagnóstico precoce com realização do rastreamento da doença também é fundamental, principalmente, indicado para mulheres que apresentam fatores de risco, dentre eles: envelhecimento (o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante, entre outros.

Porém, mesmo para as mulheres que não apresentam fatores de risco é recomendado consultar regularmente o ginecologista para avaliar qual é a conduta adequada na prevenção da doença.

Para ampliar a divulgação de informações qualificadas sobre o câncer de mama, a campanha "Outubro Rosa: Diga sim à prevenção" vai trazer, durante todo este mês, matérias, vídeos, postagens em suas plataformas digitais abordando a doença. Acompanhe nosso site e redes sociais.

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde