Fique por dentro

10/05/2022 11:48 | NOTÍCIAS

Hospital Prontomed Adulto alcança certificação máxima em segurança do paciente pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a certificação de Alta Conformidade dos hospitais, referente ao ano de 2021. Esse certificado comprova os procedimentos realizados a favor da segurança dos pacientes. No Piauí, 23 hospitais foram analisados, mas somente sete receberam o reconhecimento de Alta Conformidade. Entre eles, o Hospital Prontomed Adulto, referência em atendimento de urgência e emergência em alta complexidade no Piauí, é um dos qualificados.

Para estar entre os destaques e receber o certificado da Anvisa, alguns pontos precisam ser avaliados e comprovados. “A Vigilância Sanitária elenca 21 indicadores de estrutura e processo que comprovam os procedimentos realizados para a segurança do paciente, tais como, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos de higienização das mãos, identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, prevenção para queda, prevenção para lesão por pressão, segurança no uso das medicações e prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Esses protocolos precisam ser implantados, treinados, auditados e avaliados”, explica o enfermeiro do Prontomed, Naasson Damaceno (COREN-PI 661270-ENF).

Todos esses critérios são comprovados por meio da consolidação e apresentação desses procedimentos para mostrar que o hospital segue as recomendações da Agência de Vigilância. “O reconhecimento traz benefícios tanto para os colaboradores, gerando nos profissionais a cultura de segurança, quanto para os pacientes, que são atendidos com alto nível de segurança, reduzindo eventos adversos, proporcionando mais satisfação e diminuindo o tempo de internação, custos adicionais e estresses”, ressalta Damaceno.

O Prontomed Adulto surgiu em 1997 e, desde então, trabalha 24 horas em benefício das demandas de atendimento de urgência e emergência. Além dos consultórios, realiza todo tipo de exame e possui UTI, Centro Cirúrgico e Hemodinâmica conforme os padrões mais modernos utilizados no mercado. Por isso, continua atento aos métodos de segurança e, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, realiza treinamentos e auditorias em busca de pontos de melhoria para levar, cada vez mais, um serviço de saúde de qualidade para todos os piauienses.

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde