Fique por dentro

10/01/2023 16:58 | NOTÍCIAS

FEBRE em criança, o que fazer?

Os pais e cuidadores sempre ficam preocupados quando a criança apresenta febre. Mas antes de levar a criança em um pronto-socorro, confira abaixo algumas informações importantes sobre a febre.

 01. O que é a febre?

A FEBRE é um mecanismo de defesa. Ela é um sinal que alguma coisa está errada no organismo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que antes de procurar o pronto-socorro, se observe se a febre vem acompanhada ou não de outros sintomas. Geralmente é benigna e autolimitada, cessando espontaneamente em até 72h.

02. Quando procurar o pronto-socorro?

Bebês abaixo de 3 meses de idade com temperaturas acima de 38º ou abaixo de 35,5º.

Em crianças maiores de 3 meses, quando a febre for acompanhada de sintomas persistentes como dor de cabeça, pele vermelha, dificuldade de dobrar o pescoço, vômitos que não cessam, confusão, irritabilidade ou sonolência, dificuldade para respirar, queda do estado geral.

03.Qual o termômetro mais adequado para medir a febre?

O mais indicado é o termômetro digital. Deve-se colocá-lo debaixo da axila da criança. Lembre-se de retirar cobertas, casacos, até mesmo esperar um pouco após exercícios físicos ou chegar de uma caminhada ao ar livre, isso pode aumentar a temperatura corporal.

04. Quando usar o antitérmico?

A partir de 37,8 graus, pode-se considerar que a criança tem febre.

A SBP recomenda que o uso d antitérmico não seja feito apenas com base em números. Criança com 38 graus, sem outros sintomas, não precisa necessariamente tomar antitérmico. Já uma criança com 37,8 graus e apresentando recusa de líquidos, sonolência e mudanças nos hábitos, tem maior indicação para ser medicada.

05.Outras orientações para baixar a febre

Fazer compressas com tecido, por exemplo, uma toalha molhada com água fria, ajuda a evitar o aumento da temperatura, aliviando o aquecimento corporal. As compressas podem ser colocadas na panturrilha, na testa, atrás dos joelhos, na planta dos pés e na barriga da criança. 

06. E o risco de convulsão febril?

Segundo a SBP, convulsão febril costuma acontecer entre os 6 meses e os 6 anos de idade, geralmente é benigna, não deixa sequelas e não precisa de medicamentos preventivos.

Mas quando acontecer, a orientação é virar a criança de lado e leva-la à urgência mais próxima para avaliação.

Conteúdo aprovado pelo diretor técnico do Prontomed Infantil, dr. Carlos Flávio Lopes Bonfim (CRM/PI 2938).

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde